"Através do estímulo de canais que passam pelo corpo por meio dos pontos de acupuntura, busca-se o equilíbrio dos movimentos fisiológicos e da energia do corpo, das forças Yin (densas) e Yang (sutís), resultando assim no melhor funcionamento do organismo físico, do estado mental e emocional do Ser."
Dentre suas indicações, estão:
- Dores agudas e crônicas (sistema musculoesquelético)
- Disturbios internos (orgãos)
- Condições psicológicas como ansiedade, estresse, depressão
- Neurológicas
- Melhora a fadiga, a disposição
- Gastrointestinais
- Autoimunes
- Ginecologia
- Saúde do Homem
Entre outras.
* * *
Acupuntura e seus benefícios
A acupuntura é capaz de estimular o Sistema Nervoso Central e Periférico, os Neurotransmissores, liberando hormônios que promovem o equilíbrio dos Órgãos, melhora a defesa do organismo, produz a analgesia que alivia dores, regula o metabolismo e a temperatura, acalma a mente. Entre outros benefícios.
Devido sua história e eficácia, a OMS recomenda a Acupuntura e valida seus efeitos terapêuticos, sendo parte das terapias integrativas em vários países.
A acupuntura utiliza-se de agulhas filiformes descartáveis (quase ou tão finas quanto um fio de cabelo), em pontos específicos na superfície do corpo, a fim de estimular o funcionamento fisiológico por meio do fluxo de uma força que os orientais chamaram de Qi (China) ou Ki (Japão).
O Qi é aquela força dinâmica essencial para todas as atividades do organismo, como crescimento, desenvolvimento, manutenção, regeneração e proteção, mas também atua sobre mente e as emoções. Nesta concepção ele é considerado o constituinte fundamental da Vida.
Quando o fluxo de Qi torna-se insuficiente, bloqueado ou em movimento contrário, seja por fatores advindos do ambiente externo ou interno, surgem condições de desequilíbrio e manifestações patológicas acontecem.
Porém, quando esse fluxo é reequilibrado, colabora para que o próprio sistema orgânico recupere a homeostasia (Vis Medicatrix Naturae), favorecendo para uma condição fisiológica harmônica e de bem-estar.
Então a Acupuntura, como parte das terapias integrativas, pode auxiliar no tratamento de ampla gama de disfunções que afetam o nosso organismo.